Pinceis de Maquilhagem e suas funções

Olá!
Já ando há algum tempo a pesquisar sobre pincéis de maquilhagem, quais as suas funções e quais são mesmo os que necessito.
Acredito que quem se maquilhe intensamente todos os dias, precise de uma vasta colecção destes amigos, mas eu sei que, se tiver muitos, acabo por nem usar metade, porque não sou de fazer grandes maquilhagens para o dia-a-dia.
Acredito que, como eu, haja muitas meninas com dúvidas neste campo, foi por isso que decidi fazer uma intensa pesquisa e falar-vos um bocadinho mais a fundo sobre pincéis de maquilhagem.
Claro que existem mais pincéis para além dos que vos vou aqui apresentar, mas para começar vamos devagarinho, os outros já começam a ser demasiado específicos e sem se justificar, pois com estes que vos vou apresentar conseguem fazer tudo.

Decidi apresentar imagens maioritariamente da elf. É uma marca bastante acessível em termos de preços e, segundo me parece, com produtos comparados a outros de gamas bastante superiores. Para além disso, sinto que é uma marca nem demasiado profissional, nem muito básica, ideal para mim, ideal para nós.
Apresento também algumas imagens da Sigma, uma marca já mais cara, mas que completa a elf na medida em que os pincéis que não encontramos num lado, encontramos no outro.

Pincel de base:
É um pincel de formato achatado e fino.
Feito com cerdas artificiais, o que proporciona uma cobertura alta, já que estas cerdas não absorvem produto.


Pincel Duo Fiber:

Este é um pincel para aplicar base líquida ou em pó.
Ele é composto por cerdas artificiais, as brancas, que espalham o produto, e por cerdas naturais, as pretas, que esfumam melhor, dando assim um ar mais natural do que o pincel anterior.


Pincel de Corrector:
Tem o mesmo formato achatado e fino que o pincel de base, mas é bem mais pequeno.
Serve para aplicar corrector nas áreas de mais difícil acesso com o pincel de base, isto é, nos olhos, junto ao nariz, ou nalguma zona com maior imperfeição.


Pincel de Pó:
Este é o maior e mais gordinho dos pincéis e tem forma arredondada.
Normalmente é composto por cerdas naturais e macias.
Tanto serve para aplicar pó normal, como bronzeador.
Existe uma variante deste pincel bem conhecida, que é o Kabuki. Este tem a mesma forma e função mas é mais pequeno e/ou com cabo retráctil, pois é ideal para viagem.


Pincel de Pó Plano:
Este pincel é uma variante do anterior.
Tanto é composto por fibras naturais, como artificiais e é plano no topo.
Este pincel difere do anterior na medida em que é muito bom para construir camadas de base sem deixar um aspecto artificial no rosto.
Quem usa diz que não troca por nenhum outro e que o acabamento é perfeito, tipo pele de porcelana.


Pincel de Blush / Contorno:
Este pincel é semelhante ao de pó mas mais pequeno, de forma a permitir uma aplicação mais precisa do blush.


Pincel Chanfrado:
As cerdas são cortadas na diagonal e geralmente naturais.
A sua função é aplicar blush ou bronzeador, no entanto, por ter esta forma chanfrada, aplica mais produto que o pincel anterior. No final, conseguimos um resultado mais intenso.


Pincel Leque:
Este pincel serve para "varrer" restos de sombra que caiam para o topo das bochechas sem borratar. Serve também para aplicar iluminador no topo das maçãs do rosto.


Pincel Sombra:
Este pincel pode apresentar-se em várias formas. Com as cerdas mais compridas, mais curtas, mais largos, mais estreitos, mais achatados ou arredondados. O truque é escolher um que tenha tamanho proporcional ao nosso olho.
Depois, aqueles pincéis de sombra mais pequeninos servem para aplicar sombra precisamente nas zonas mais pequenas, ou seja, são ideais para iluminar o canto do olho.


Pincel para misturar sombra (Blending brush):
Este pincel é semelhante ao anterior, sendo que, para além de servir para aplicar sombra, serve também para misturar várias tonalidades de sombra.


Pincel para esfumar eyeliner:
Este pincel serve não só para esfumar o contorno dos olhos feito com lápis, mas também para aplicar sombra.


Pincel para Esfumar:
Este pincel é semelhante ao anterior, sendo que tem uma forma mais ovalada. Entre este e o blending é-me difícil dizer qual o mais essencial, porque tem ambos funções muito parecidas. Sendo que se quiserem escolher um bom pincel para fazer um smokey eye, devem tentar que tenha muitas cerdas e o mais fofinhas possível.


Pincel Lápis:
A ponta deste pincel é bem mais arredondada do que os restantes.
Ele é um pincel de pormenor e serve para aplicar sombra no côncavo, na linha das pestanas inferiores e para iluminar o canto interno do olho.


Pincel Anguloso:
Este pincel cobre todas as características do pincel lápis com a vantagem de servir ainda para iluminar a zona a baixo das sobrancelhas e definir as mesmas, compactar cor em pequenos locais, definir o v externo do olho e ainda aplicar eyeliner em gel.
O ideal para este pincel, é que tenha cerdas mais durinhas que os restantes.


Pincel de eyeliner:
Este é um pincel de detalhe que serve para fazer aquele contorno do olho bem fininho e preciso.
Pincel para lábios:
Não há muito a dizer sobre este pincel. Serve para aplicar todo o tipo de batons.

De acordo com a minha pesquisa, estes foram os dezasseis pincéis que decidi destacar.
Como já disse existem variantes dos pincéis que aqui falei e existem ainda outros bastante mais específicos dos quais acho desnecessário falar.
Depois de ter lido bastante sobre eles, percebi que para as minhas necessidades os que realmente preciso são:
  • Pincel de Pó
  • Pincel de Blush
  • Pincel de Sombra
  • Pincel para misturar ou pincel para esfumar
  • Pincel anguloso
Embora não ache estritamente necessário, também queria comprar o pincel de pó plano da elf que aqui apresentei, pois já ouvi falar maravilhas dele.
Um outro pincel que também gostava de ter para além destes cinco, é o pincel para esfumar eyeliner, pois adoro aquele look em que temos apenas metade da linha de água contornada e o preto desvanece, para aumentar o olhar.
Claro que se tivesse todos estes pincéis era bom, mas com estes cinco, penso que consigo fazer, no geral, o que fazem os dezasseis.

Aprendi muito sobre esta temática ao escrever este post, vocês também?!
Espero que tenham gostado!