Depilação a Laser #1

Olá a todos :)
Hoje venho falar convosco de um assunto que penso que poderá agradar e interessar a muitas de vós: depilação a laser, ou, como habitualmente lhe chamam, depilação definitiva.

O meu interesse e vontade de fazer este tipo de depilação, já vem de há algum tempo, mas foi em Setembro que decidi que ia mesmo investir.
As minhas virilhas dão-me mesmo muitas dores de cabeça, porque o meu pêlo dessa zona tem tendência a encravar com facilidade, pelo que, era impossível ter uma depilação perfeita durante mais de uma semana. No Inverno, não é tão incómodo, mas no Verão, acreditem que era um pesadelo. Foi por isso que decidi começar a fazer as sessões, o investimento de certeza que compensaria.

Uma amiga minha já fazia este tipo de depilação, pelo que me aconselhou a Clínica Médica de Depilação a Laser, CMDL, em Coimbra (também existe na Guarda e em Santarém). Disse-me que tinha os preços mais acessíveis e que a qualidade dos serviços era bastante boa. Segui o seu conselho e ainda bem porque, como verão adiante, estou 100% satisfeita.



A primeira vez que entrei na CMDL senti-me logo em boas mãos. Sou daquele tipo de pessoas que antes de fazer o que quer que seja, pesquiso muito sobre isso, pelo que quando pergunto alguma coisa a quem trabalha na área, gosto que realmente me esclareçam e que me transmitam que sabem do que falam. Foi precisamente isso que senti quando falei com a menina da recepção. Ela explicou-me tudo direitinho, cada detalhe e respondeu a todas as perguntas que lhe coloquei. Já para não falar que era uma simpatia e o mais importante de tudo: foi sincera!
Da minha pesquisa, já ia a saber que depilação definitiva 100% não há, há sempre que dar um retoque, mas contava que, por questões de marketing, a menina me dissesse o contrário. Não disse e ainda bem. Explicou-me que o número de sessões varia consoante o tipo de pêlo e tipo de pele e que, em média, sete sessões seriam suficientes. Depois disso, teria de lá ia muito esporadicamente. No início talvez uma vez por ano, e depois já só de dois em dois anos, caso se justificasse.



Depois desta minha primeira visita e da conversa com a menina, não tinha quaisquer motivos para não investir, pelo que marquei a minha primeira sessão.
Falar-vos-ei dela num próximo post, mas no post de hoje tenho ainda para partilhar convosco uma pequena entrevista que consegui fazer com a doutora da clínica, a Dra. Cristina Pires, que é também muito simpática e acessível.
Fiz uma pequena pesquisa sobre quais eram as vossas dúvidas, no geral, a cerca da depilação a laser e trago-vos as respostas.
Espero que fiquem mais esclarecidas!



1. Preço?
Têm todos os preços disponíveis aqui.
Os preços apresentados são por sessão.

2. Número médio de sessões?
O número de sessões varia consoante o tipo de pele, tipo de pêlo, idade da pessoa, sexo e zona do corpo a depilar. Mas, normalmente é:
Axilas - 5 a 8
Virilhas - 5 a 7
Buço - 8 a 10
Perna (do joelho para baixo) - 4 a 8
Para homens o número de sessões pode ser superior consoante a idade, pois quanto mais nova for a pessoa, mais demorado é o tratamento.
No queixo das mulheres o número de sessões também varia consoante a idade e as alterações hormonais, podendo a depilação não ser definitiva mas, sim permanente e de longa duração.

3. Durabilidade do efeito pós depilação?
Após a depilação a laser, dependendo da zona, o pêlo demora entre 3 a uma ou duas semanas a cair, como se estivesse a nascer novamente mas, caindo logo a seguir. Volta a nascer entre 5 a 8 semanas dependendo da zona do corpo depilada.
Buço - 5 a 6 semanas - por vezes há pessoas que nasce em 4 semanas
Axilas - 6 a 7 semanas
Virilhas - 7 a 8 semanas
Pernas - 8 a 10 semanas

4. Benefícios e riscos?
Benefícios:
A pele fica mais lisa e macia e menos irritada. Bem como, o desaparecimento de pêlos encravados. É uma depilação mais duradoura, diminuindo custos a longo prazo.
É um método seguro e segundo os estudos efetuados não tem efeitos secundários maléficos para a pele. No entanto, há que seguir as recomendações médicas e técnicas em termos de produtos a utilizar e exposição solar.

Riscos:
Vermelhidão, hipopigmentação (a pele pode aclarar na zona a tratar) ou hiperpigmentação (escurecimento temporário da pele na zona a tratada), Aparecimento de acne (efeito raro, mais frequente nas costas dos Homens), Edema ou inchaço (é uma reacção normal), Queimadura da pele, Descoloração da pele.
Todos estes efeitos são raros e podem não acontecer com algumas pessoas, depende muito do tipo de pêlo e pele da pessoa. Os efeitos não duram mais de dois a três dias. Se for queimadura pode levar até seis meses a recuperar.
Algumas pessoas fazem reacção alérgica a lâminas ou creme depilatório que se usa para tirar o pêlo antes da depilação a laser por isso, o indicado é fazê-lo 2 dias antes da sessão a laser.

5. Tem dor associada?
Depende muito da sensibilidade de cada pessoa, mas a dor é perfeitamente suportável, muito parecida com a dor da depilação a cera ou, por vezes, parece um escaldão. Mas é uma dor momentânea, ou seja, só se sente no momento em que se passa na zona onde se está a depilar.

6. Pessoas com uma pele muito branca e sensível podem fazer?
Podem fazer desde que o pêlo não seja louro. apesar de a pele ser sensível, poderá ficar mais vermelhas, mas passará passadas algumas horas. A pele terá de ser bem hidratada.

7. Depois de algumas sessões é garantido que os pêlos não voltem a aparecer naquela zona ou passados alguns meses / anos voltam e tem de se fazer manutenção?
Após a conclusão do tratamento os pêlos não voltam a aparecer nesses sítios, no entanto pode ser necessário fazer uma manutenção passado um ano ou dois, num ou outro pêlo mais persistentes.
Há também algumas excepções, como por exemplo, após a menopausa ou com tratamentos com corticosteróides, em que poderão aparecer pêlos no rosto ou, eventualmente, noutras zonas.

E então? Dúvidas esclarecidas?
Espero mesmo ter desmistificado um bocadinho sobre o que é a depilação a laser.
Quanto a mim, acho, definitivamente, que é um um investimento que compensa e vale mesmo a pena!
Se tiverem mais alguma dúvida podem deixar nos comentários ou enviar por e-mail que tentarei esclarecer.

Xana Nunes.