DiY #3 - Mealheiro Personalisado

Olá!
Hoje trago-vos um Do it Yourself muito fácil e divertido!
É ideal para usarem como prenda de Natal ou aniversários.
E o que é? Um mealheiro personalizado!
Vamos lá ver o que precisamos...
  • régua
  • lápis
  • caneta
  • tesoura
  • X-Ato
  • folha de papel A4
  • cola batom
  • papel de encapar
  • recortes a gosto
  • lata com tampa de plástico (café, nesquick, etc.)
  • pinça (pode ajudar)
O que vamos fazer é um mealheiro numa lata forrada com imagens ligadas à pessoa a quem querem oferecer.
Eu já fiz cinco destes: um para o xuxo, outro para a minha prima, outros dois para as minhas duas amigonas do peito, e claro, um para mim (que é o que vos mostro a baixo).


1. Recortes
A primeira coisa a fazer, é desfolhar muitas revistas ou procurar muitas imagens na net, imprimi-las e recortá-las.

2. Base para recortes
Meçam a vossa lata em altura e o perímetro, para recortarem uma tira de papel branco, onde vão colar os recortes e com a qual depois vão forrar a lata.

Dica: 
Sugiro que se a vossa lata medir, por exemplo, 17 cm de altura, façam uma tira com 16,5 cm, para depois ser mais fácil colar a tira à lata com o papel de encapar.


3. Montagem
Ensaiem a melhor maneira de colocar os recortes na base de papel branco.
Uma pinça ajuda bastante nesta tarefa.
Não colem já os recortes, pois enquanto estão a fazer a primeira montagem, podem aperceber-se de que precisam de mais ou de que querem alterar os que já dispuseram.
Quando tiverem a tira preenchida e gostarem do resultado, tirem uma foto e tirem todos os recortes da tira.
Preencham toda a tira de papel branco com a cola batom, olhem para a fotografia e voltem a montar os recortes, desta vez é que ficam colados.



4. Aplicação na lata
Se a vossa lata tiver um rótulo, como a minha, descolem-no mas não se preocupem se ficar com restos de cola. Aliás, isso até vos ajuda muito.
Cortem uma tira de papel de encapar um pouco maior que a dos recortes. 1cm maior para cima, outro para baixo, e outro em comprimento.
"Encapem" a tira dos recortes e depois apliquem na lata.
É aqui que entra aquele meio centímetro mais pequeno, que falei no passo 2, assim têm essa margem para o papel de encapar estar em contacto com a lata e facilitar a aplicação.


5. Acabamentos
Devem ter ficado com papel de encapar em excesso em relação à lata, portanto peguem num X-Ato, aproveitem a saliência da lata (onde encaixa a tampa) e tirem esse excesso.

6. Tampa
Para fazer a ranhura por onde colocarão as vossas poupanças, peguem na tampa, e com uma caneta, desenhem um rectângulo, tendo em conta o tamanho da moeda de 2€, que é a maior.
Depois coloquem a tampa na lata e com o X-Ato é só cortarem pela marca.


E pronto, têm o vosso mealheiro personalizado prontíssimo!


Gostaram da ideia? Vão fazer?
Mas ainda tenho outra dica para vos dar!

Sugestão para um mealheiro ainda mais especial:
Se quiserem tornar a vossa prenda ainda mais única e especial, em vez de cortarem apenas uma tira de papel branco, cortem duas.
Nesta segunda, escrevam uma mensagem bem original e fofinha para a pessoa a quem vão oferecer.
Depois coloquem-na no interior da lata, como se o forrassem, com a mensagem "escondida", virada para a lata de modo a que só se veja quando tirarem o forro.
Desta vez não segurem com papel de encapar, para que também não seja impossível de descobrir que está lá qualquer coisa. A minha dica é que cortem esta tira praticamente do mesmo tamanho da lata (sem descontar o tal meio centímetro), assim ela vai segurar-se sozinha com alguma facilidade. Mas se quiserem ponham só um bocadinho de fica cola numa ponta.
A pessoa presenteada provavelmente vai demorar a descobrir que está lá uma mensagem, mas quando descobrir, vai ser muito engraçado.

O que acham?
Xana Nunes.