Fiz o cronograma capilar, e agora?

Foi no passado dia 26 de Outubro que dei início ao cronograma capilar.
E neste momento, só com uma frase, de certeza que já têm duas perguntas a pairar:

O que é o cronograma capilar?
O cronograma capilar é um ciclo de tratamento, que pode durar o tempo que quisermos,  e que está organizado por 3 fases que vamos alternando durante 1 mês:
  • Hidratação 
  • Nutrição 
  • Reconstrução

A ideia é fazer estas máscaras capilares durante 10 minutos, 3 vezes por semana.


Porquê recorrer ao cronograma capilar?


No meu caso, senti necessidade de fazer alguma coisa ao cabelo porque o pintei e depois, não contente com o resultado, voltei a pintá-lo passado pouco mais de um mês e dessa segunda vez com descoloração.
Escusado será dizer que, tendo eu o cabelo fino, ele ressentiu-se. Ficou mais seco e parecia mesmo estar "morto" porque ficava sempre rebelde e encrespado.
Assim sendo, recorri ao cronograma capilar para lhe voltar a dar a vida e saúde que tinha antes de ser "alterado com químicos".
Depois de alguma pesquisa e conversa com amigas, descobri o cronograma capilar e decidi fazê-lo.
Considero que o meu cabelo estava pouco danificado e então segui o cronograma da linha do meio da imagem a cima.
Rapidamente me surgiu uma dúvida...

Que máscaras usar para cada fase do cronograma capilar?
Descobri um blog que falava disso com algum detalhe, dava mais do que uma opção de máscaras para cada fase, mas Infelizmente essa publicação deixou de estar disponível, por isso não posso linkar e já não me lembro de todas as sugestões.
Deixo aqui as máscaras que usei em cada uma das fases:
  • Hidratação - Máscara Novex Broto de Bambú 
  • Nutrição - Máscara Novex Óleo de Argão 
  • Reconstrução - Máscara Novex Queratina Brasileira


Só as máscaras Novex são adequadas para o cronograma capilar?
Não.
Eu decidi usar todas da Novex porque para além de já as ter em casa, acho que a Novex tem bons produtos a preços muito acessíveis, por isso quis ver os resultados só com produtos desta marca.
Para que possam escolher máscaras das vossas marcas favoritas, deixo aqui listas de ingredientes que devem procurar em cada tipo de máscara:

  • Máscaras de Hidratação contêm: Glicerina Vegetal ou Glicerina, Bepantol, Extrato de Plantas Botânico, Proteína Elastina e Colágeno, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Álcool modificados, Sacarose ou Derivados do Açúcar... 
  • Máscaras de Nutrição contêm:  Óleo de Girassol, Óleo de Ricino, Óleo de Jojoba, Manteiga de Karite... 
  • Máscaras de Reconstrução contêm: Manteiga de Cacau, Manteiga de Cupuaçu, Manteiga de Abacate, Manteiga de Macadâmia, Manteiga de Tutano, Manteiga de Murumuru,  Manteiga de Argan, Óleo de Coco, Óleo de Oliva, Óleo de Abacate, Óleo de Tutano, Óleo de Karité, Óleo de Argan, Ceramidas...
Tenham atenção que as máscaras não precisam de ter todos os ingredientes que citei a cima. São só exemplos dos ingredientes que servem para cada fase.

O cronograma capilar resultou?
Completamente minha genteeee! :D
Estive com uma amiga minha que não vejo muitas vezes no início e no meio do cronograma capilar e ela notou diferenças!
Logo no primeiro dia de cronograma capilar, quando fiz a máscara de hidratação percebi uma coisa muiiiitooo importante. Até à data as máscaras pareciam não fazer nada de especial pelo meu cabelo porque eu não as aplicava corretamente. Agora sei que faz toda a diferença tirar o excesso de água do cabelo antes de aplicar a máscara e depois deixar RELIGIOSAMENTE o produto no cabelo durante os 10 minutos.
Percebi que o meu cabelo ficava com jeitos e encrespado, não porque eu dormia em cima dele ou me deitava com ele húmido, mas sim porque estava mesmo desnutrido e "morto".
 
Neste momento o meu cabelo está com muito melhor aspeto. Fica liso como sempre foi sem ser preciso passar o ferro e tem as pontas saudáveis.

E agora?
Agora que acabei o meu mês de cronograma capilar, e já andei uma semana a lavar o cabelo sem aplicar as máscaras 3 vezes por semana, posso dizer-vos que esperava que o aspeto saudável e bonito do cabelo se mantivesse mais. Nas duas primeiras vezes que o lavei sem as máscaras, fiquei um bocadinho assustada e a pensar que o meu cabelo já estava dependente daquele ritual. Ficou mais encrespado do que estava à espera.
Contudo, a terceira vez que o lavei sem a máscara, ele já se portou melhor e ficou com um aspeto bonito (não tão evidente como no mês de cronograma capilar, mas ainda assim muito melhor do que estava antes).
Não sei se a ideia é fazer o cronograma capilar para sempre ou é parar agora durante, por exemplo, 3 meses e voltar a fazê-lo... Acho que vai depender muito de como se vai portando o vosso cabelo...
A minha ideia é fazer uma máscara a sério - sem excesso de água no cabelo e durante 10 minutos - 1 vez por semana e talvez daqui a 3 ou a 6 meses repetir o cronograma capilar.
Tenho pena de não ter uma foto do meu cabelo antes do cronograma capilar, mas aqui fica uma foto do final.


Podem ver a diferença aqui na foto a baixo entre as mechas de cabelo mais curtas, da zona da franja, onde não chegava com a máscara tão bem, nota-se que estão um bocadinho mais secas em relação ao resto do cabelo que recuperou bastante com as máscaras.

 
Fiquei rendida a este processo e sinceramente acho que se sentem que o vosso cabelo não está no seu melhor, devem experimentar este método caseiro antes de gastarem muito dinheiro em tratamentos de salão.
Já conheciam?